Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Guriduino: Ponte H

Ponte H é um circuito eletrônico que permite que um micro controlador controle um motor DC, o micro controlador que no caso é o arduino, por sí não consegue "dar" a corrente necessária para o funcionamento do motor, e ainda torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.

Funcionamento:

O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O circuito é construído com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que são acionadas de forma alternada ( S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido.






Componentes:

2 TIPS 122;
2 TIPS 127;
4 Resistores de 3K;

Observações: Nesse nosso caso a alimentação é feita por uma bateria de celular de 3,7V - 950mAh, para tanto foram utilizados resistores de 3K.
Caso deseje alimentar seu circuíto de outra forma, recomendamos que assista este vídeo para saber mais sobre o cálculo de resistores e descobrir o valor correto a ser utilizado no seu projeto.
Não esqueça também de aterrar o arduino junto ao (GND) da sua bateria de alimentação do circuito.

Diagrama:

Código fonte:

//Derivado do blink, esse código fará o motor girar de um lado para outro, no intervalo de 1s int motor_ladoA = 13; //Porta arduino A do diagrama int motor_ladoB = 12; //Porta arduino B do diagrama void setup() { pinMode(motor_ladoA, OUTPUT); pinMode(motor_ladoB, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(motor_ladoA, HIGH); digitalWrite(motor_ladoB, LOW); delay(1000); digitalWrite(motor_ladoA, LOW); digitalWrite(motor_ladoB, HIGH); delay(1000); }


Fontes: